Projeto Cultural – Um Pouquinho de Brasil
Passagem cultural: um pouquinho de Brasil Edição 1º Semestre de 2023
No início de 2022, com a retomada das aulas presenciais, em um momento em que o papel da cultura se evidenciava ainda mais relevante, momento em que corpos e almas buscavam espaços mais arejados para “cantar e ser feliz”, a área de Português para Estrangeiros do CEL/Unicamp tomou a iniciativa de tornar oficial a prática que já realizava com estudantes das nossas disciplinas de Língua Portuguesa: visitas guiadas a espaços culturais, para que cada estudante possa conhecer um pouquinho mais desse Brasil, que também canta e é feliz, e que pode ficar ainda mais bonito com olhares que escolheram passar por aqui e que temos o prazer de acompanhar.
– Profa. Me. Meirélen Salviano Almeida e Profa. Dra. Patrícia Aquino
A edição “Sampa Cultural: um pouquinho de Brasil” 1º semestre de 2023, realizada em 23 de junho, teve como objetivo específico a visita a três pontos culturais em São Paulo para imersão em temas desenvolvidos conjuntamente com estudantes das disciplinas “Português para Falantes de Espanhol” I e II (LA167 e LA267), ministradas pela Professora Dra. Patrícia Aquino.
PROGRAMAÇÃO
Manhã:
- MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), um dos ícones arquitetônicos de São Paulo, com os objetivos de conhecer uma das grandes obras da arquitetura nacional e apreciar as exposições, especialmente das obras modernistas brasileiras, no período em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo.
O MASP como símbolo e ponto de encontro, sob os olhares das graduandas em Arquitetura Sabrina Ponso e Sofía Preliasco.
Tarde:
- Museu da Língua Portuguesa, com o objetivo geral de rever, aprofundar e expandir o conhecimento e o contato com diferentes variantes da língua portuguesa, especialmente do português do Brasil.
- Mercadão Municipal, com o objetivo de conhecer um dos pontos tradicionais de São Paulo, conhecer um pouco da importância da cultura do café para a nossa região e vivenciar elementos da nossa cultura, especialmente da nossa gastronomia.
Os vitrais do Mercadão: uma expressão da importância da agricultura cafeeira no desenvolvimento paulista, sob o olhar do doutorando em Economia Sael Josue Bautista David.
ORGANIZAÇÃO
- Estudantes das disciplinas LA167 e LA267;
- Patrícia Aquino (professora das disciplinas de Português para Falantes de Espanhol do CEL);
- Patrícia Cristina Vitor (Colaboradora do CEL/Extensão), também co-responsável pelo acompanhamento do grupo.
APOIO
- ProEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura).
AGRADECIMENTOS
A cada estudante que se envolveu tão lindamente com o passeio, que se emocionou com as obras, com os sons, os sabores e aromas dessa amostra do Brasil;
À estudante Irene Garay e aos estudantes Ivan Alejandro Miño e Yeison Stiven Murcia, pelo empenho na organização;
À estudante Shiomara Araceli Vargas Tintaya, pela elaboração dos flyers;
Às estudantes Sabrina Ponso e Sofía Preliasco e ao estudante Sael Josue Bautista David, pelas apresentações;
A cada servidor(a) do CEL, da DGA e da ProEC que atuou para tornar possível a realização do evento;
À Coordenação do CEL pelo incentivo;
À Extensão/CEL pela destinação da colaboradora Patrícia Cristina Vitor, que tão eficientemente contribuiu com a organização e o acompanhamento do grupo, como co-responsável;
À ProEC, por ter apoiado nossa atividade e fornecido o transporte ida-e-volta do CEL para os três pontos culturais em São Paulo. Ressaltamos que, sem esse apoio, nem todos os participantes poderiam ter ido ao evento; alguns deles, por sinal, estavam indo a um museu pela primeira vez;
Ao MASP e ao Museu da Língua Portuguesa que tão gentilmente receberam nosso “grupinho” de 46 integrantes.