Área de Espanhol

A Área de Língua Espanhola do CEL oferece regularmente as disciplinas: Língua Espanhola I (LA119), Língua Espanhola II (LA219), Língua Espanhola III (LA319) e Língua Espanhola IV (LA419), com carga didática de 60 horas cada.

Somente a disciplina Língua Espanhola I (LA119) não possui pré-requisito. Cabe ao aluno interessado solicitar a matrícula diretamente na Diretoria Acadêmica (DAC). As demais disciplinas (LA 219 a LA419) possuem pré-requisito, que pode ser comprovado pela aprovação no nível anterior, mediante Teste de Proficiência ou, ainda, pelo pedido de equivalência de estudos em outra instituição, obedecendo aos trâmites estabelecidos pela DAC.

Como todas as disciplinas só existem atualmente no catálogo da Graduação, a prioridade absoluta no atendimento é de alunos regulares da Graduação na Unicamp, através de critérios gerenciados diretamente pela Diretoria Acadêmica (DAC), que seguem as normas do Regimento Geral de Graduação da Unicamp.

Alunos que desejam cursar disciplinas de extensão em língua espanhola, verificar informações junto à Secretaria de Extensão do CEL

 

Aluno Especial

Sempre há vagas remanescentes nas disciplinas LA219, LA319 e LA419.

Os interessados poderão preenchê-las obedecendo à seguinte ordem de prioridade: alunos da Pós-Graduação, funcionários e docentes da Unicamp, e membros da comunidade sem vínculo com a Unicamp, sempre na condição de Estudante Especial, conforme Regimento Geral da Unicamp e de acordo com o perfil:

  • Ex-alunos de graduação que frequentaram disciplinas: enviar previamente pedido de autorização à docente responsável pela disciplina, antes do prazo de matrícula, anexando comprovante de aprovação na disciplina anterior à solicitada.
  • Alunos com conhecimentos prévios: desde que realizem teste de proficiência específico para ingresso como aluno especial, no prazo estipulado pela Coordenação de Graduação do CEL.

Não são aceitos alunos ouvintes.

 

Certificação de Conhecimento em Língua Espanhola

A aprovação em qualquer disciplina de Língua Espanhola ou no Teste de Proficiência de Graduação não está vinculada a nenhuma certificação de proficiência, uma vez que se trata, respectivamente, de uma disciplina de graduação e de um mecanismo de verificação dos conteúdos do interessado com o objetivo de dispensá-lo de cursar a disciplina e/ou seguir seus estudos conforme seu nível de conhecimento.

Informações sobre certificações de proficiência de Espanhol como Língua Estrangeira, aconselhamos visitar as páginas web do Instituto Cervantes (https://saopaulo.cervantes.es/br/diplomas_dele/informacao_diplomas.htm), a do SIELE – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (https://siele.org/pt)- e a do “Certificado de Lengua y Uso” (https://www.celu.edu.ar/es/node/6)

Projetos

Além das aulas regulares, a área possui dois projetos de extensão universitária.

Trata-se de um programa de rádio sobre Língua, Cultura e Curiosidades do Mundo Hispânico, sempre em sintonia com o universo brasileiro.

O programa é apresentado e produzido pela profa. Romilda Mochiuti, quinzenalmente na Rádio Web Unicamp, às terças, às 20h. Após cada estreia, o programa fica disponível ao interessado em formado podcast para ouvir onde quiser.

O programa estreou em 2018 e já está em sua 4ª. Temporada.

 

 

  • Teatro en Español, con acento brasileño

O grupo de teatro se compõe de ex-alunos e interessados em teatro e língua e cultura espanholas, atuando desde 2018, com a estreia da obra “La casa de Bernarda Alba”, em comemoração aos 120 anos de nascimento do grande poeta e dramaturgo andaluz Federico García Lorca. (colocar aqui Foto cartaz e foto do grupo)

Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo estão sob a coordenação da profa. Romilda Mochiuti (CEL) e Wanderley Martins (IA).

Nossos Professores

Romilda Mochiuti

Profa. Dra.

Nueva Canción: a integração cultural latinoamericana através da música

ATENÇÃO

Assuntos relacionados às vagas (solicitação, atribuição e matrícula) e processo de inscrição ao Teste de Proficiência devem ser tratados diretamente com a secretaria do CEL. Não compete ao docente responder por essas informações.