Área de Francês

DISCIPLINAS OFERECIDAS

A área de francês do Centro de Ensino de Línguas da UNICAMP (CEL) oferece atualmente cinco níveis de francês geral: LA 113, LA 213, LA 313, LA 413 e LA 513, com duração de 60 horas semestrais. O ingresso a um dos níveis se dá por meio de matrícula realizada diretamente na Diretoria Acadêmica (DAC) ou, segundo o caso, mediante aprovação nos Testes de Proficiência realizados a cada semestre letivo e destinados aos alunos que já possuem um conhecimento prévio da língua francesa. As inscrições são feitas no site da DAC e as datas de inscrição e aplicação constam do Calendário Escolar de Graduação da universidade. O CEL oferece regularmente as disciplinas LA 113, LA 313 e LA 513 nos segundos semestres letivos e as disciplinas LA 213 e LA 413 nos primeiros semestres letivos.
A passagem de nível depende de média 5,0 e assiduidade de 75% no semestre. O CEL não realiza exames finais, sendo assim, caso não atinja a média, o aluno deverá repetir o mesmo nível posteriormente.


ESTUDO DA LÍNGUA FRANCESA NA UNICAMP

O ensino de francês no CEL baseia-se no Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas e engloba o desenvolvimento das quatro habilidades: falar, escutar, ler e escrever, sendo obrigatórios quatro semestres para os cursos de Licenciatura em Letras, Bacharelado em Linguística e Bacharelado em Estudos Literários, e dois semestres para os cursos de História e Música.
A partir de uma perspectiva multiculturalista, as disciplinas de francês no CEL buscam despertar no aluno o interesse pela língua francesa e pelas sociedades francófonas, visando ampliar seu conhecimento de mundo e assim contribuir para sua formação profissional e sua cidadania. Além de levar o aluno a viver o aprendizado da língua como uma experiência cultural e a refletir criticamente sobre a sua vivência acadêmica na cultura materna e na língua-cultura estrangeira.

Nossos Professores

Cynthia Pires Amaral

Profa. Ms.

Edilene Cristina Narezzi

Profa. Ms.

Tânia Regina Gomes Soares

Profa. Ms.

ATENÇÃO

Assuntos relacionados às vagas (solicitação, atribuição e matrícula) e processo de inscrição ao Teste de Proficiência devem ser tratados diretamente com a secretaria do CEL. Não compete ao docente responder por essas informações.