Disciplinas
DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO
As línguas estrangeiras ministradas pelo CEL constituem disciplinas obrigatórias, eletivas ou extracurriculares da graduação. Atende prioritariamente o currículo da graduação da Unicamp, mas dependendo da situação de vagas e oferecimento de cada área, há como se candidatar a essas disciplinas como estudante especial. Para saber mais sobre a categoria estudante especial acesse: https://www.dac.unicamp.br/portal/estude-na-unicamp/estudante-especial
LÍNGUA ESTRANGEIRA COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
As disciplinas de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano são obrigatórias para alguns cursos da Unicamp que possuem reserva de vaga. Veja a relação dos cursos a seguir.
Alemão: Letras Integral, Linguística Integral, Estudos Literários Integral, Letras Noturno e Música Integral
Espanhol: Letras Integral, Linguística Integral, Estudos Literários Integral e Letras Noturno
Francês: Letras Integral, Linguística Integral, Estudos Literários Integral, Letras Noturno, Música Integral e História Integral
Inglês: Letras Integral, Linguística Integral, Estudos Literários Integral, Letras Noturno, Música, História, Geologia Integral, Geografia Integral, Geografia Noturno, Engenharia Elétrica Integral, Estatística, Engenharia de Computação Integral, Química Tecnológica Noturno e Química Integral
OBS: o inglês constitui também disciplina curricular do ProFIS – Programa de Formação Interdisciplinar Superior.
Italiano: Letras Integral, Linguística Integral, Estudos Literários Integral e Letras Noturno
Como se matricular como disciplina obrigatória?
No ato da matrícula, via sistema DAC, o aluno escolhe a língua estrangeira, garantindo sua matrícula no nível 1.
Se o aluno desejar ingressar em outro nível, esse deve se inscrever para o teste de proficiência em disciplina de língua estrangeira, no período estabelecido no calendário da DAC. Geralmente, a inscrição para o teste ocorre no início de abril e a aplicação em maio. Entretanto, as vagas para o teste são limitadas e o aluno terá que concorrer com alunos de outros cursos da Unicamp para fazer sua inscrição.
LÍNGUA ESTRANGEIRA COMO DISCIPLINA OPTATIVA OU EXTRACURRICULAR
As línguas que são obrigatórias para alguns cursos também podem ser escolhidas como optativas ou extracurriculares pelos demais alunos da Unicamp. No entanto, por conta da alta procura por essas línguas, a concorrência é alta.
Além de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, o CEL oferece também as seguintes disciplinas de língua como optativas ou extracurriculares: hebraico, japonês, português para estrangeiros e russo.
Como se matricular como disciplina eletiva ou extracurricular?
Excetuando as disciplinas de japonês e de português para estrangeiros que possuem procedimentos diferentes, o aluno que pretende ingressar no nível 1 das demais disciplinas (alemão, espanhol, francês, hebraico, inglês, italiano e russo) não necessita realizar o teste de proficiência em disciplina de língua estrangeira. Basta realizar o pedido de inscrição na língua escolhida pelo sistema da DAC, no período de matrícula estipulado pelo calendário da graduação.
Se o aluno desejar ingressar em outro nível, esse deve se inscrever para o teste de proficiência em disciplina de língua estrangeira, no período estabelecido no calendário da DAC. Geralmente, a inscrição para o teste ocorre no início de abril e a aplicação em maio. As vagas para o teste são limitadas e o aluno terá que concorrer com alunos de outros cursos da Unicamp para fazer sua inscrição.
No caso do japonês, mesmo que aluno não tenha conhecimento prévio na língua e queira se inscrever no nível 1, é necessário se inscrever no teste de proficiência em disciplina de língua estrangeira, pois há uma palestra e entrevista obrigatórias pelas quais os alunos precisam se submeter no dia do teste.
Para saber mais sobre o teste de proficiência em disciplina de língua estrangeira voltados aos alunos da graduação, acesse: Proficiência Graduação
PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
No caso do português para estrangeiros, o aluno pode se inscrever de duas formas: como estudante intercambista quando o aluno é de uma instituição de ensino superior de outro país conveniado com a Unicamp, ou como estudante especial quando o aluno é de uma instituição de ensino superior de outro país sem acordo com a Unicamp.
Em ambos os casos, o aluno precisa seguir o procedimento pelo sistema da DAC e passar pela entrevista de nivelamento com as docentes do CEL. As informações sobre a entrevista são divulgadas no site do Centro a cada início de semestre.
Para saber mais sobre o status de estudante intercambista, clique no link a seguir:
https://www.dac.unicamp.br/portal/estude-na-unicamp/intercambio-internacional
Para saber mais sobre o status de estudante especial, clique no link a seguir:
https://www.dac.unicamp.br/portal/estude-na-unicamp/estudante-especial